Cátia @ 18:16

Seg, 02/08/04

 

Gatos a dormir juntos.JPG

«Ultimamente tenho andado a rever com intensidade a minha infância/adolescência, os costumes, os programas, as músicas da chamada "Geração das Pastilhas Gorila", como alguém referiu num blog. Na altura passava grande tempo na rua da minha avó (sim, nem todos os miúdos iam para o pré-escolar!!), onde existiam poucos carros. Brincávamos à macaca (os riscos eram feitos com bocados de tijolo, que era o que se via melhor), à apanhada ou ao "O rei mandou". os meninos brincávam ao berlinde ou ao pião, as meninas ao 1-2-3. Apanhávamos pinhas para comermos os pinhões, e levávamos das avós por ficarmos cheios de resina (:s), brincávamos com a bota botilde ou com o limão, aprendíamos a andar de bicicleta. As roupas passavam dos irmãos mais velhos para os mais novos, usavam-se as famosas joelheiras (bem horríveis por sinal) e as meninas usavam golinhas horríveis e desconfortáveis. Os fatos de treino, topo de gama, eram todos de uma cor, tendo apenas uma lista branca de lado. O meu era azul!!! O Dartacão era o herói de serviço. Até existiam uns gelados alusivos a esses desenhos animados. Os cd's não existiam, compravam-se discos de vinyl, mas o mais habitual era optar-se mesmo pelas K7, que eram mais baratas. Cantores como Madonna, Michael Jackson eram os reis do Rock na altura. A nível nacional ainda não existia música pimba. Ouvia-se Carlos Paião, as Doce, António Variações, Rádio Macau, Rui Veloso e por aí fora. Tinha o disco da branca de neve e do "Eu vi um sapo". Toda a família via o Festival da Canção (em que participavam quase sempre as mesmas pessoas) e os Jogos sem Fronteiras, apresentados pelo Eládio Clímaco! Já ninguém tem este nome....E alguém se lembra da Valentina Torres, do Armando Gama, dos Broa de Mel? Ou que a Manuela Moura Guedes chegou a apresentar um festival da canção? Ou que se ouvia os BAN, cujo vocalista é o actual presidente do Boavista, João Loureiro?? Na altura não existiam os canais que existem agora, a emissão acabava super cedo (com o Hino) e existiam senhoras ("com um palminho de cara bonita" :D) a darem a programação. O Agora Escolha foi um marco na minha infância. Eu vibrava com as votações enquanto via o Tom Sawyer. Onde está a Vera Roquete? As séries eram inocentes, os actores vestiam-se de forma esquisita e brega se compararmos com os dias de hoje, mas na altura era o pingo da moda. O justiceiro, missão impossível, quem sai aos seus, Uma família às direitas, faziam as delícias do pessoal mais novo. O vasco granja ensinava a desenhar e o Herman tinha piada. "Eu não sele chinês! Eu sele Japonês!", frase da famosa série "Duarte e Companhia" que marcou a minha geração, toda a gente dizia esta frase!! Ainda me lembro do Citröen 2 cavalos, do Átila, da emoção que esta série provocava! Não existiam hipermecados, ia-se à mercearia do fundo da rua, com a listinha que o pai ou mãe colocavam no nosso bolso.

Muito fica por dizer...Quanto mais falo nestas coisas, mais me lembro desta época, e mais saudades tenho...Acho que foi uma geração muito rica!! Talvez por ter sido a minha. Quem se lembrar de mais programas diga. È sempre bom recordar a Infância.» in http://ka.blog-city.com/read/383361.htm

Lembram-se destas coisas? A acrescentar o Chinesinho Limpopó, a música das pipocas, os desenhos animados do Clementine, o Bush Bush, os Transformers, os Playmobis e Pinipons, o jogo das 7 pedras (ou como se chamava), o jogo do caçador ou da parede, andarmos a pular de muros apenas porque era giro, os vizinhos a ralharem connosco por causa das bolas ou das bicicletas roçarem nos carros, os super-maxis de todos os sabores e mais alguns, as feridas que fazíamos a jogar à bola, à apanhada, às escondidas e que deixávamos a sangrar porque queríamos era brincadeira. As pastilhas elásticas a 5$00 algumas ainda a 2$50, o Topogigio e a Abelha Maia, as Teenage Ninja Turtles, o Inspector Gadget, o Dumbo, o circo ainda tinha piada, faziam-se festas nos empregos dos pais e recebíamos prendas segundo as nossas idades, o Vitinho ("está na hora da caminha vamos lá dormiiiiiiiiiiir") eheh, bebia-se Tang e os bolos mais comidos eram aqueles rectangulares com cobertura de chocolate que traziam sempre um bonequito (que ocupava quase o bolo todo ehehe). E lembram-se do Tal Canal e da Grande Noite um pouco mais tarde?
Lembro-me como se fosse hoje de ir para casa da minha avó e ser uma festa sempre que ela abria o escadote e nos deixava subir meia dúzia de vezes, de jogar ao Spy vs Spy e ao Bomb Jack numa televisão a preto e branco, os Peste e Siga faziam furor em Portugal e A Minha Casinha estava constantemente nos tops portugueses. O Michael J. Fox era o adorado das meninas a par do Patrick Swayze e a Sabrinna e Samantha Fox fazia as delícias dos rapazes... tanta coisa.. digam-me do que vocês se lembram! Recordem o passado com um sorriso nos lábios e com aquele sabor "gostoso" do que pudémos viver, sem a sombra das tecnologias avançadas sobre a nossa infância!

«...Saudade é não saber mesmo!
Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos;
Não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento;
Não saber como frear as lágrimas diante de uma música;
Não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche...»
(Miguel Falabella)

Aproveito para avisar que vou de férias e não devo actualizar mais até voltar! Beijocas e boas férias para todos!

******
Cátia



Agosto 2004
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
17
18
20
21

22
23
25
26
27
28

30
31


Arquivo
2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


Pesquisar
 
blogs SAPO