Cátia @ 02:37

Ter, 09/11/04

photos_lg_300_01.jpg

Olaaaaaaaaaaaaa!
Pois é fiquei sem cá vir por uns tempos não foi? Pronto batam-me lá eheheh! Não abandonei isto não mas o tempo tem sido pouco e a paciência para a net também ermm...

Hoje não falo do coração nem algo parecido, falo sim de um espectáculo grandioso e marvilhoso que esteve muito recentemente de passagem pelo nosso pequeno país: o musical CATS.

No dia 26 de Outubro o dia nasceu cinzento e chuvoso mas a noite prometia um grande espectáculo com alguém muito muito muito (muito e muito...) especial. Após uma tarde muito bem passada, eram quase oito horas quando nos dirigimos ao Corte Ingles para um jantar muito rápido. O Coliseu de Lisboa chamava por nós. Passava pouco das 20h30 quando chegámos às portas e nos deparámos com algumas pessoas que praticamente se batiam para entrar. Seguimos o nosso caminho para as galerias e uma hora depois começava o espectáculo! Ora está, no mínimo, genial! São 3 horas de música e dança com momentos divinais!

O Acto 1 começa com o "Jellicle Songs" e o "The Naming of Cats", dois números alegres que rapidamente cativam o público mais reticente na qualidade deste espectáculo. Aqui os gatos mostram a sua relutância em deixar o público entrar no seu mundo mas rapidamente começam a mostrar quem são realmente

Segue o "Invitation to The Jellicle Ball" protagonizado pelos gatos Victoria, Quaxo e Munkustrap. Uma bailado muito bonito da Victoria e uma explicação eficaz e simples do Munkustrap. Aqui se explica a razão de praticamente todo o espectáculo: O Jellicle Ball em que o velho Deuteronomy escolherá um/a gato/a dos Jellicle Cats que seguirá para o céu onde renascerá e terá uma nova vida. É então que os vários gatos se começam a apresentar e a mostrar os seus dotes de forma a agradarem o Old Deuteronomy e a serem escolhidos para fazerem a viagem. O primeiro é o The Old Gumbie Cat (protagonizado pelos gatos Jennyanydots, Jellylorum, Bombalurina, Demeter) que é uma gata que fica sentada o dia todo. Aqui, dá-se um dos grandes momentos da noite, um sapateado ESPECTACULAR de praticamente toda a companhia junta... em simultâneo.. LINDO!!!!!!!!
Segue-se então o "The Rum Rum Tugger" que é um gato que todas as gatas acham atraente e que gosta de ser o centro das atenções.
"Grizabella, The Glamour Cat" (Grizabella, Demeter e Bombalurina) é uma Jellicle Cat que abandonara a tribo há muitos anos e que agora queria voltar mas é desprezada por todos.
"Bustopher Jones" (Bustopher, Jennyanydots, Jellylorum, Bombalurina) é um gato que come todo o dia, mas o tipo de gato que todos cumprimentam.

É então altura do "mau da fita" Macavity se soltar da polícia (ouve-se a polícia por trás ;).
Segue-se "Mungojerrie and Rumpelteazer" (Rumpleteazer) que, se não estou em erro, é um casal desastrado mas que faz umas acrobacias muito giras!

É então o momento da chegada do Chefe da Tribo "Old Deuteronomy" (protagonizado pelos gatos Munkustrap, Rum Tum Tugger, Old Deuteronomy), um gato experiente que já tinha vivido várias vidas. Aqui Munkustrap, Peke Leader, Pollicle Leader, The Rumpus Cat procuram entreter o Old Deuteronomy no número "The Battle of the Pekes and the Pollicles".
Macavity volta a assustar todos os gatos mas voltam um a um, a pedido do seu chefe, começa então o "The Jellicle Ball" que toda a companhia potagoniza.
Antes do final do 1º Acto com cerca de hora e meia de espectáculo é o grande momento da noite: "Memory" protagonizado pela Grizabella. Não tenho palavras para descrever...

photos_lg_300_03.jpg

O segundo acto começa com o número "The Moments of Happiness" (Old Deuteronomy, Jemima) para depois recomeçarem as apresentações.
"Gus: The Theatre Cat" (Jellylorum, Asparagus) é, como indica, um gato-actor que contracenou com vários actores conhecidos durante a sua vida. "Growltigers Last Stand" (Growltiger, Griddlebone, The Crew, Ghengis) foi um dos papéis representados por Gus.
"Skimbleshanks" (Skimbleshanks, Tantomile, Cassandra, Electra, Rumpelteazer, Carbucketty, Victoria, Jemima, Mungojerrie, Coricopat, George, Bill Bailey, Etcetera, Alonzo) é o gato dos caminhos de ferro. Aqui dá-se uma situação engraçada quando eles constroem um "mini" comboio.

Macavity aparece então de novo (número protagonizado por Demeter, Bombalurina, Macavity, Munkustrap, Alonzo). Aqui Old Deuteronomy é raptado por uns capatazes de Macavity. Bombalurina e Demeter contam então o que sabem de Macavity (a voz da mulher é fenomenal!!!). Macavity volta à cena disfarçado de chefe da tribo dos Jellicle Cats e combate então com Mukustrap que o derrota. Se não estou em erro, aqui todo o público salta da cadeira pois Macavity faz rebentar qualquer coisa e tudo fica às escuras... Está lindo! eheheh!
É então a altura de "Mr Mistoffelees" aparecer em cena, tentado trazer Old Deuteronomy de volta através da magia (que consegue está claro!). Aqui há momentos também muito giros e o bailado de Mr Mistofelees é muito bom!
Chega o momento de Old Deuteronomy fazer a escolha do gato que terá direito a subir as escadas da ascenção e é nessa altura que aparece Grizabella com a fenomenal "Memory"... É lindo... espectacular... a voz dela... (/me suspira). Rapidamente se percebe que Grizabella será a escolhida após ter sido reaceite na tribo. "Journey to the Heavyside Layer" protagonizado por toda a companhia mostra isso mesmo.
Antes do final do Jellicle Ball Old Deuteronomy dirige-se aos espectadores dizendo-lhes basicamente que gatos não são cães, que merecem respeito e serem chamados pelos seus próprios nomes... Que gatos são "como nós". Os gatos voltam então mais uma vez a brincar com a plateia passeando e aproximando-se dos espectadores por todo o coliseu enquanto um a um, vão-se apresentando no palco, mostrando uma ou duas acrobacias e recebendo os seus merecidos aplausos! Como disse na altura a quem me acompanhou só falta as legendas por cima com os nomes de cada actor ehehhe! Resumindo está muito muito muito giro! 
A salientar: Vozes magnifícas, bailado excepcional, caracterização impressionante e movimentos do corpo muito mas mesmo muito bem estudados e coreografados.

photos_lg_300_05.jpg

photos_lg_300_06.jpg



Fico agora à espera do Jesus Christ Superstar e do Phantom of the Opera!

Notas: 
Como é óbvio tive de recorrer ao site para fazer esta "declaração" :P que já n me lembrava de tudo ;). Imagens, mp3, clips e afins são de lá. http://www.reallyuseful.com/shows/cats/

No dia 2 de Novembro tive a sorte de rever este musical (como prenda de anos de um grande amigo)... Voltei a adorar apesar de ser capaz de notar nas falhas próprias de uma companhia que protagonizou o mesmo número durante 3 semanas seguidas.

Prémios:
1981
LAURENCE OLIVIER Awards
Musical of the Year
Outstanding Achievement of the Year in Musicals Gillian Lynne

1981
EVENING STANDARD AWARD
Best Musical.

1983
TONY Awards
Best Musical
Best Book
Best Score
Best Director Trevor Nunn
Best Supporting Musical Actress Betty Buckley
Best Costumes John Napier
Best Lighting David Hersey

1983
DRAMA DESK Awards
Best Music
Best Costumes
Best Lighting.

New York
Outer Critics’ Circle Award – Best Musical

France
Moliere Award for Best Musical

Canada
7 Dora Mavor Moore Awards including Best Musical

Japan 7 Awards

Elenco (Nome do actor - personagem/s)
Emily Anderson - Victoria
David Ball - Macavity/Admetus
Laura Brydon - Rumpelteazer
Patrick Clancy - Bustopher Jones/ Aspargus
Lucinda Collins - Jennyanydots
Philip Comley - Carbucketty
Alex Durrant - Bill Bailey
Natalie Edmunds - Cassandra
Karen Evans - Jellylorum
Matthew Gould - Skimbleshanks
Nic Greenshields - Munkustrap
Chrissie Hammond - Grizabella
Barry Haywood - Swing
Matt Krzan - Wsing
Lee Lomas - Coricopat
Chevaun Marsh - Swing
Bonnie Parker - Swing
James Paterson - Old Deuteronomy
Richard Peakman - Rumpus/Alonzo
Leyla Pellegrini - Demeter
Andrew Prosser - Mungojerrie
Jai Ramage - Swing
Stuart Ramsay - Rum Tum Tugger
Guy-Paul Roult de St Germain - Quaxo/Mistoffelees
Kate Tydman - Tantomile
Grace Warner - Bombalurina
Anthony Whiteman - Swing
Stuart Winter - Swing
Adelle Young - Jemima



E com a confusão que tem sido... eu e o meu amor estamos juntos há mais de um mês... e não me peçam para explicar, mas sei que é com ele que passarei muito tempo da minha vida... Amo-te muito paixão! Obrigado por tudo e por me amares da mesma forma! És tudo para miiiiiiim! (errmm sorry o desvaneio :P)

Divirtam-se!

******
Cátia



Novembro 2004
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29


Arquivo
2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


Pesquisar
 
blogs SAPO